MARÍLIA, 20 DE JUNH0 DE 2020.
Da Associação dos Funcionários da Fundação Municipal do Ensino Superior de Marília.
Para o Ilmo. Sr. JOSÉ CARLOS NARDI, presidente em exercício da FUMES (Fundação Municipal do Ensino Superior de Marília).
ISONOMIA SALARIAL JÁ!!!
Os abaixo-assinados, funcionários vinculados a fundação acima referida, manifestam com grande preocupação a repercussão da decisão judicial tomada no âmbito do processo nº 0007484-05.2015.5.15.0000 (Dissídio Coletivo de 2015), que em julgamento realizado no TST (Tribunal Superior do Trabalho), no dia 08/06/2020, DECIDIU PELA CONCESSÃO DE REAJUSTE SALARIAL a partir de 01/06/2015, no percentual de 8,70%, a incidir sobre o salário base, SOMENTE PARA OS TRABALHADORES VINCULADOS A FAMAR (Fundação de apoio a Faculdade de Medicina de Marília), NEGANDO O MESMO DIREITO DE REAJUSTE SALARIAL PARA OS TRABALHADORES VINCULADOS A FUMES (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília).
Caso a decisão judicial de REAJUSTE SALARIAL seja aplicada SOMENTE PARA PARTE DOS TRABALHADORES que compõem o complexo HC-FAMEMA como um todo, suas consequências afetarão de imediato centenas de profissionais que se distinguem um dos outros somente pelo vínculo de trabalho que possuem entre as duas fundações existentes no complexo HC-FAMEMA (FUMES e FAMAR), porém, exercem as mesmas atividades laborais respectivas de cada profissão.
Diante de tal cenário, é possível deduzir que os efeitos práticos da referida decisão judicial transgredirão não somente direitos fundamentais e sociais, como igualdade e isonomia salarial, que já se materializaram quando, no passado recente, houve a incorporação das gratificações no salário base SOMENTE PARA OS TRABALHADORES VINCULADOS A FAMAR, criando um MÉTODO INJUSTO E DESIGUAL DE TRATAMENTO entre os TRABALHADORES das duas fundações. Além de tudo o que já foi exposto, o prejuízo econômico afetará a vida de centenas de famílias que se fazem representadas pelos trabalhadores que sempre honraram a história dessa instituição.
Portanto, com o intuito de ver a justiça e a igualdade harmonizadas no ambiente de trabalho que todos os profissionais atuam e convivem, o presente manifesto clama aos gestores da FUMES, para que tomem medidas urgentes afim de garantir aos trabalhadores vinculados a esta fundação, ISONOMIIA SALARIAL em qualquer proveito econômico que vier a ser concedido pela FAMAR, bem como manifestem resposta pública e urgente sobre o tema aqui tratado.
Na convicção de serem atendidos, encaminham o presente requerimento assinado por todos os trabalhadores abaixo listados.