A suas Excelências o Senhor Governador João Doria, Deputados Estaduais, Artesp e Secretários de Governo do Estado de São Paulo, São Paulo – SP.
Assunto: Pedágios da Marechal Rondon/Conchas
Excelentíssimos Senhores (as)
Venho através deste manifesto, que segue assinado pelas lideranças do Município de Conchas e Pereiras, municípios estes amigos e parceiros nesta luta, solicitar a Vossas Excelências que encarecidamente olhem para nossa cidade com o carinho que ela merece, uma vez que ela se encontra ilhada entre dois pedágios e seu desenvolvimento se encontra barrado desde a implantação dos mesmos. Conchas se encontra a dez anos sem possibilidade de geração de empregos, uma vez que referido pedágio tem afugentado possíveis investidores e, durante todo este período 2009/2019, inúmeras empresas fecharam suas portas por não conseguirem competir no mercado em suas atividades, principalmente no setor ceramista, causando o efeito cascata em todos os comércios locais que vem também fechando suas portas. Importante salientar que já tentamos junto a ARTESP que fossem liberadas as placas dos veículos da cidade, pelo menos no pedágio sentido São Paulo, porém a única solução apresentada por eles seria o município arcar com a diferença de arrecadação, coisa que Conchas não comportaria. Este vereador também já solicitou sem sucesso a implantação do Sistema Ponto a Ponto, o que nos ajudaria e muito, pois o pedágio sentido São Paulo utilizamos apenas três quilômetros da Rodovia Marechal Rondon. Importante destacar, ainda, que a concessionaria Rodovias do Tiete, ao meu ver, não vem cumprindo com os compromissos contratuais, pois referido trecho constantemente apresenta irregularidades na pista de rolamento, bem como não realizaram até o momento as adequações necessárias nos trevos de acesso ao Distrito de Juquiratiba e aos Bairros Santana, Binos, São João e Vila Seminário, nos quais constantemente ocorrem acidentes com vítimas fatais. Além disso, a empresa acima citada dificulta e muito a vida de nossos cidadãos não permitindo que se passe a canalização para levar água aos Bairros de Santana, Binos e Santa Terezinha. O absurdo desta falta de colaboração junto a Conchas é muito grave, pois até para se trocar uma lâmpada em um poste na entrada da cidade se faz uma “novela” com burocracias e mais burocracias. Toda população Conchense hoje clama por ajuda, pois queremos ver nossa cidade progredindo, queremos ver nossos filhos e netos dando continuidade as famílias aqui mesmo, pois se assim continuar, todos gradativamente terão que partir em busca de oportunidades e emprego. Queremos, Precisamos, Imploramos, Necessitamos de uma solução, seja ela, através de isenção das placas dos veículos, seja através do asfaltamento da vicinal Conchas/Pereiras ou até mesmo colocando em pratica o Sistema Ponto a Ponto, para resolver este problema gravíssimo que enfrentamos. Conchas é uma ótima cidade para se viver, temos tudo que uma cidade do interior necessita, porem nos falta o principal, a geração de empregos, empregos estes que sem dúvida alguma foi afetado com a implantação dos pedágios. Certos de contar com a compreensão, a colaboração e a solidariedade de todos, desde já agradecemos.
Atenciosas Saudações.
Miguel Elias Chaguri Presidente da Câmara Municipal
*Segue abaixo assinado por Prefeitos e Vereadores dos Municípios de Conchas e Pereiras, Secretários Municipais, Autoridades eclesiásticas, Presidentes de partidos Políticos, Presidentes de Entidades, população e apoiadores.